Santa Luzia – “Setembro Amarelo: Acolher para Prevenir”
Em alusão ao Setembro Amarelo, a Secretaria de Assistência Social, através do CRAS e em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde realizaram uma palestra na Creche Vovó Santa com todos os professores da Rede Municipal de Ensino, com o tema central “Setembro Amarelo: Acolher para Prevenir”. A palestra foi ministrada pelas psicólogas Wadlla Batista e Thiara Seara, onde tratou sobre o assunto “Suicídio: quebrando silêncios e acolhendo a vida”.
A psicóloga da educação Wadlla Batista palestrou sobre a prevenção do suicídio nas escolas e como a equipe de educação pode tratar sobre o tema em sala de aula para trabalhar a respeito da saúde mental. E completou: “Reunir a equipe docente da educação para orientação e debate sobre um tema tão importante faz-se necessário para que os mesmos possam transmitir esse conhecimento e praticar essa prevenção desde muito cedo na vida dos nossos alunos, equipe e família. Precisamos falar sobre assuntos difíceis. A escola é um ótimo lugar para levar essa informação, pois além de informar para prevenir, acaba gerando reflexões a respeito da saúde mental de cada um. Foi um momento onde todos puderam tirar dúvidas e oferecer sugestões para que possamos praticar o conhecimento adquirido todos os dias em qualquer lugar que estejamos!”
A coordenadora do CRAS, Leyla Paula ressaltou que durante todo o mês foi trabalhado o tema em prevenção ao suicídio e concluiu “O Suicídio é uma questão de saúde pública e precisa ser tratado com toda a atenção devida. É preciso romper preconceitos e isso só é possível com a disseminação da informação. Trabalhar o Setembro Amarelo é a melhor forma de se informar e tomar conhecimento que se pode pedir ajuda.”
Segundo a Secretaria de saúde, o evento seguiu todas as recomendações de prevenção e combate ao Covid-19.