Quem está com Covid-19 pode se vacinar contra a doença?
NÃO deve ser vacinado quem tem teste PCR positivo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O teste PCR é aquele que coleta material com um cotonete e realiza a análise em laboratório para identificar se há presença de vírus ativo no organismo.
Quem não tem sintomas ou um resultado PCR positivo deve tomar a vacina normalmente.
No caso de pessoas com teste positivo, a OMS indica que pessoas com Covid devem esperar a recuperação da fase aguda da doença e a suspensão do isolamento. Além disso, elas podem aguardar mais 6
Quem se infectar entre uma dose e outra das vacinas também deve aguardar até a fase aguda passar e o isolamento ser suspenso.
A recomendação foi divulgada em 10 de fevereiro junto com as diretrizes de aplicação da vacina de Oxford contra a doença. O texto diz:
“Pessoas com Covid-19 confirmada por PCR, incluindo aquelas com início de infecção confirmada por PCR entre uma dose e outra, não devem ser vacinadas até depois de estarem recuperadas da doença aguda e de os critérios de descontinuação do isolamento serem atendidos”.
O texto também acrescenta que quem estiver infectado pode adiar a vacinação por 6 meses. A entidade diz que, quando mais dados estiverem disponíveis sobre a duração da imunidade depois da infecção natural, a duração do adiamento pode ser revisada.
Adiamento
A possibilidade de adiamento por 6 meses de quem está com a doença foi uma novidade em relação às recomendações anteriores da OMS, lançadas em janeiro com as diretrizes das vacinas da Pfizer e da Moderna.
A entidade manteve a orientação de que pessoas que já tiveram a doença menos de 6 meses antes do período de vacinação podem escolher adiar o recebimento da dose até perto de completar 6 meses da última infecção.
Fonte:G1