Porto Seguro brilha em evento internacional da língua portuguesa
Com toda a riqueza da sua cultura e história, Porto Seguro foi um dos destaques do XXXVI Colóquio Internacional de Lusofonia, realizado na cidade de Ponta Delgada, no Arquipélago dos Açores, Portugal. A secretária municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico, Dilza Reis, foi uma das convidadas como palestrante do evento, que reuniu representantes de países de língua portuguesa de várias partes do mundo. Ela esteve acompanhada do diretor de Cultura, Laércio Silva; do diretor do Cempec (Centro Municipal de Pesquisa em Educação e Cultura), Carleone Filho e do indígena Raoni Pataxó, liderança da Aldeia de Barra Velha.
Durante o evento – que reuniu estudantes, poetas, filósofos, escritores, educadores, historiadores, músicos e autoridades – a comitiva, convidada também a defender a candidatura de Porto Seguro como sede do próximo Colóquio, recebeu a esperada confirmação da boa notícia. O próximo evento será realizado em Porto Seguro, em agosto de 2023.
Entre as palestras e atrações de Porto Seguro que empolgaram os estudantes e autoridades portuguesas, destaque para a apresentação da cultura local para mais de 300 alunos, pelo indígena Raoni Pataxó e a performance do artista Carleone Filho, com a Carta de Caminha tatuada pelo corpo.