Município de Eunápolis está se tornando pioneiro no tratamento dos resíduos sólidos
A prefeitura de Eunápolis, após acabar com o lixão, um problema histórico que perdurou por décadas, investe agora na adequação dos serviços de saúde. O município em parceria com a Base Regional de Saúde do Estado da Bahia, promoveu um treinamento na quarta-feira, dia 02 de junho, direcionado às clínicas, hospitais e laboratórios da cidade para adequação à nova política implantada pelo município, quanto aos resíduos infectantes.
O treinamento foi pautado na Resolução RDC 222/2018 e buscou adequar o descarte dos resíduos dos serviços de saúde no âmbito do município – a palestra foi ministrada pela farmacêutica e técnica da SESAB, Mariza Carvalho e a enfermeira Arlinda Brandão.
Historicamente os resíduos hospitalares vêm sendo descartados de forma inadequada pela rede pública e privada de saúde, com a presença de materiais infectantes que colocam toda população em perigo, no entanto, a prefeitura está mudando tal realidade, com o manejo responsável do lixo hospitalar; um compromisso com a sáude pública e o meio ambiente.
Inaugurando um novo ciclo, sendo a primeira vez que a prefeitura de Eunápolis, em todos os tempos, implanta o recolhimento destes resíduos dos estabelecimentos da rede pública de saúde, com empresa especializada para este fim.
Os estabelecimentos da rede privada deverão se adequarem, descartando apenas os resíduos comuns para a coleta seletiva e destinado seus resíduos infectantes, também através de serviços especializados, a exemplo do que é feito na esfera pública municipal. A fiscalização da destinação correta no descarte dos resíduos infectantes pela rede privada será feita pelo município.
Sucom – Prefeitura de Eunápolis