Morre, aos 86 anos, o ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi
O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi morreu na manhã desta segunda-feira (12), aos 86 anos. Ele estava internado no hospital San Raffaele, em Milão. O político tinha leucemia e um quadro de infecção pulmonar.
Berlusconi liderava o partido Forza Itália, que integra a coalização do atual governo, da primeira-ministra Giorgia Meloni, de extrema direita. Ele fundou o partido em 1994, quando começou o seu primeiro mandato como primeiro-ministro.
O empresário era dono de um império de empresas de comunicação e do time de futebol Monza. Ele também havia sido proprietário do Milan.
Berlusconi tinha uma fortuna de quase US$ 7 bilhões (cerca de R$ 34 bilhões), segundo a última atualização do ranking de bilionários da Forbes. O magnata construiu o seu patrimônio com a holding de mídia Fininvest, na década de 1970, antes de entrar para a política, na década de 1990.
Nascido em 1936, em Milão, ele chegou a trabalhar como cantor em um navio quando era jovem para ajudar a pagar os seus estudos. O ex-premiê era formado em Direito.
Quando era premiê, o político enfrentou uma série de escândalos sexuais, principalmente pela acusação de ter contratado menores de idade como prostitutas em festas que ficaram conhecidas como “bunga-bunga”. Berlusconi chegou a ser condenado a sete anos de prisão pelas acusações, mas depois foi absolvido.
Problemas de saúde
Nos últimos anos, o ex-premiê italiano vinha enfrentando diferentes problemas de saúde e sequelas deixadas pela Covid-19, que ele contraiu em 2020. Berlusconi já havia tratado um câncer de próstata e, em 2016, passou por uma cirurgia no coração.