Dicas para diminuir a taxa de triglicérides no seu corpo
Ao fazer exames de rotina, muitas pessoas se preocupam quando a taxa de colesterol total está alta. A preocupação é certa, entretanto, outro lipídio que merece atenção são os triglicérides. É fato que a gordura é elemento importante da nossa dieta, indispensável para a manutenção e reserva de energia. Entretanto, o consumo excessivo de gorduras geram taxas muito altas de triglicérides, colesterol, entre outros lipídios, e podem ser extremamente prejudiciais, causando aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias, o que pode gerar um infarto ou AVC), aumento da pressão arterial, esteatose hepática (gordura no fígado) e pancreatite.
Pensando no equilíbrio entre consumo e abuso visando uma melhoria da qualidade de vida daqueles que possuem altas taxas de triglicérides no sangue, fizemos este post. Siga as nossas dicas e obtenha uma melhora na sua saúde.
Diminua o consumo de açúcares
Pode parecer estranho, afinal, estamos falando aqui sobre uma alta taxa de colesterol, entretanto, o consumo excessivo de açúcares são responsáveis por um aumento considerável dos níveis de colesterol no sangue. Isso porque, o açúcar que não é utilizado pelas células do corpo, ou seja, o açúcar sobressalente, acaba sendo acumulado no sangue sob a forma de triglicerídeos, um tipo de gordura.
Por isso, no seu dia a dia, dê preferência a bebidas naturais e com baixo teor de açúcar, como sucos naturais, água ou água de coco. Evite refrigerantes e sucos industrializados, já que esses possuem uma quantidade de adoçantes superior a quantidade recomendada. Além disso, é possível se acostumar com um cafezinho menos adoçado e são exatamente essas pequenas mudanças de hábitos que fazem uma grande diferença na sua saúde a longo prazo.
Aumente o consumo de fibras
Reduza também a ingestão de carboidratos
Assim como o açúcar, qualquer outro tipo de carboidrato também é transformado em triglicerídeos quando não é utilizado pelas células do organismo. Isso porque o triglicérides é uma espécie de reserva energética do nosso organismo, assim, tudo que é consumido e que não é utilizado, vira esse tipo de gordura.
Dessa forma, seguir uma dieta low-carb, ou seja, com baixo teor de carboidratos tem demonstrado bons resultados para diminuir os níveis elevados de triglicerídeos no sangue. São exemplos de carboidratos: arroz, farinha, massas, batata, pães, entre outros.
Faça pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente
Consuma alimentos ricos em Ômega 3
O ômega 3 é um tipo de gordura saudável que ajuda a manter a saúde cardiovascular e que, segundo alguns estudos, parece ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue, principalmente quando se faz 2 refeições ricas nesta gordura por semana.
As principais fontes de ômega 3 são os peixes gordos, como o atum, o salmão ou a sardinha, mas também pode ser encontrado nas nozes, sementes de chia e na linhaça, por exemplo. Além disso, é possível fazer a suplementação de ômega 3 através de vitaminas receitadas sob orientação de um médico ou nutricionista.
Viu, só? Com pequenas mudanças é possível obter uma melhora considerável das taxas de triglicerídeos no sangue. Repense hábitos e aumente sua qualidade de vida!