Mais de 27 milhões de pessoas ativaram título de eleitor digital
O aplicativo também mostra os locais de votação, permite justificar a ausência, emitir a guia para pagamento de multas e certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.
De acordo com a Corte, no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno, a emissão do e-Título estará suspensa, voltando a ser liberada a partir de 3 de outubro. Para um eventual segundo turno, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.
Uma novidade deste ano é que foi incorporada à versão digital do título de eleitor a ferramenta “Gestão de Atendimento”, que permitirá um controle do fluxo de acesso aos principais serviços pelo eleitorado.
Fake news
Na última quinta-feira (25), o ministro Raul Araujo, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou a remoção de postagens nas redes sociais, com desinformação acerca da nova versão do e-título que diziam que o QR code contabilizaria de forma automática votos em benefício do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro analisou uma representação apresentada pela Coligação Brasil da Esperança contra Carla Zambelli, Dárcio Bracarense Filgueiras e Inácio Florêncio Filho por suposta prática de propaganda eleitoral irregular na Internet, em que veiculada desinformação referente à nova versão do título de eleitor (e-título).
O ministro lembrou que o QR Code no título de eleitor é uma função incorporada em virtude das atualizações tecnológicas, como ocorreu com a Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo.