LIXO NAS RUAS DE EUNÁPOLIS INCOMODA POPULAÇÃO
Funcionário da Limpcty fala sobre as dificuldades em manter a cidade limpa e projetos de estruturação
Ocorrências frequentes sobre a retirada de lixo em vários pontos da cidade de Eunápolis, tem incomodado os cidadãos nas últimas semanas. Além do dever da prefeitura em manter as ruas limpas, a população tem papel crucial na manutenção e descarte correto de resíduos. Lucas Santos, gerente de comunicação da Limpcity, empresa que realiza limpeza e coleta de lixo em Eunápolis, explica como a população pode evitar depósitos de lixo na rua.
Em Eunápolis, a Limpcity é responsável pela limpeza de logradouros públicos, vias de rolamento e sarjetas, extração de terra, materiais descartáveis, mato e outros. “Também fazemos coleta domiciliar com caminhão compactador de lixo, coleta manual e mecanizada de entulhos, restos de construção e materiais inertes como móveis e utensílios do lar”, acrescenta Lucas. A empresa também faz a pintura de meio fio, guias e postes, e poda de árvores.
Para evitar que o lixo se espalhe na rua, Lucas recomenda que os responsáveis se atentem aos horários da coleta domiciliar, e coloquem o lixo no local até 30min antes. “Se for um descarte grande como um sofá ou colchão, deve-se buscar informação junto ao administrador do bairro sobre a programação do comboio, que é responsável pela retirada deste material”, reitera.
O comboio utiliza 1 máquina e 3 caçambas, “o monitoramento é realizado, mas estes descartes ocorrem muitas vezes pela noite ou até mesmo madrugada”, explica o diretor. Para solicitar a remoção de grandes quantidades de lixo, a população pode recorrer a Secretaria de Serviços Públicos no número (73) 3281-6894. “Desta forma, a empresa vai até o local, identifica o nível de urgência e verifica se ajusta a programação mensal e aguarda um período pré-programado, ou designa uma equipe para o local em até 72hrs”, explica o diretor.
De acordo com Lucas, a coleta domiciliar feita em Eunápolis conta com monitoramento GPS em todos os caminhões compactadores e diversas estratégias com logística de horários e roteiros para que a o lixo seja recolhido durante 24h. “A coleta domiciliar é realizada no turno matutino, quando as equipes iniciam as atividades às 5h, com o repasse nas ruas do centro, indo em direção aos bairros após as 6h40, e no turno vespertino, que se inicia às 17h.”, destaca.
Apesar do roteiro, em inúmeros pontos na cidade, algumas pessoas acreditam não haver problema em descartar grande quantidade de entulho, poda e outros materiais. Para ele, a maior dificuldade dos funcionários é lidar com o descarte irregular do lixo, “quando os cidadãos não respeitam o horário da coleta e entulho, o local do descarte e o dia da coleta”.
Lucas revela ainda que os bairros com maior irregularidade no descarte de lixo são respectivamente, Moisés Reis, Pequi, Dináh Borges e Santa Lúcia.Visando otimizar o serviço e conscientizar a população, a empresa está desenvolvendo um projeto para implantar 3 ECOPONTOS na cidade. “São pontos de entrega voluntária e materiais oriundos de poda, restos de obras e materiais inertes”, explica.
Por Maria Laura S. de Souza