Lei que cria o Parque da Preguiça é aprovada em um importante marco ambiental e turístico para Cabrália
A lei que cria o Parque da Preguiça, em Cabrália, foi aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão do dia 29/8, sendo um grande marco para o meio ambiente e o turismo da cidade. O parque foi criado durante o mandato de 1989 e 1992, sob a gestão do prefeito Filogônio Alcântara, porém a lei nunca chegou a ser sancionada, o que levou a uma situação de incerteza legal.
De lá pra cá, a Associação de Conservação Ambiental de Cabrália (Ascae) assumiu a responsabilidade de preservar o território, impedindo invasões e degradação da área, mesmo sem a lei em vigor. “Foi apenas agora, sob o governo do Prefeito Agnelo Santos, que o Parque da Preguiça ganhou vida”, explicou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães.
Paulo César conta que, ao tomar conhecimento da situação, teve a iniciativa de investigar o histórico do projeto e reunir a documentação necessária, obtendo o apoio da Câmara de Vereadores, através do vereador Marcelo Leal, e do prefeito, que irá sancionar a lei nos próximos dias.
O Parque da Preguiça ocupará uma grande área do município, incluindo uma parte remanescente do loteamento Terra de Cabral, que será destinada à preservação ambiental, além do mirante “Ai que Lindo”, construído para proporcionar uma vista deslumbrante do Rio João de Tiba e do Litoral Norte de Cabrália. Outro destaque é o manguezal localizado imediatamente à frente da área, que será incorporado à estratégia de preservação e educação ambiental do parque.
O projeto agora busca recursos para a elaboração do Plano de Manejo do Parque, que terá gestão conjunta entre as Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, com a valiosa contribuição da Ascae, que tem sido guardiã da área desde o início. No momento, o Prefeito Agnelo e o Secretário Paulo César estão em Salvador e, entre outros compromissos na capital, já têm agenda com o Secretário Eduardo Sodré e o Chefe de Gabinete André Ferraro, da Sema, para tratar do apoio para elaboração desse tão almejado plano.
O Prefeito Agnelo Santos, o Secretário de Turismo e Cultura, Paulo César, o Secretário de Meio Ambiente, Fernando Ricaldi, e o presidente da Ascae, Ricardo Montagna, expressaram entusiasmo com a criação do Parque da Preguiça e enfatizaram sua importância tanto para o turismo quanto para a preservação ambiental da cidade.
A criação do Parque da Preguiça representa um marco significativo para Cabrália, prometendo impulsionar o turismo, proteger o meio ambiente e preservar a rica biodiversidade da região, com ênfase na preservação e conscientização sobre o bicho-preguiça, um dos ícones da fauna local.
Por: Ascom/ Prefeitura de Cabrália