Informação nunca é demais.
Coluna da Cristina Lacerda
Passado mais de uma década e cá estamos nós, informando sobre a importância de um Centro de Atendimento Educacional Especializado para contribuir e possibilitar o entendimento sobre os alunos com Deficiência física, auditiva, visual, múltipla , sensorial. Alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TEA, psicoses, etc.) e os alunos com Altas Habilidades/Superdotação.
Importantíssimo para uma cidade esse tipo de serviço prestado a comunidade. A necessidade deste Centro em fornecer os trabalhos terapêuticos, informações, estudos, atendimento as famílias, as escolas, formações, assessoria e prestação de serviços voltado as deficiências, contribuem para o desenvolvimento e inserção desse público no contexto escolar e social.
Acreditamos que o convívio na diversidade nos cresce, ilumina, pois o outro é um cidadão que merece respeito. A singularidade deve ser respeitada no jeito de aprender, conhecer ou simplesmente, olhar o ser, no conviver.
Somos um grupo pequeno… ainda.
Contudo a nossa persistência em acreditar no outro que mesmo com suas limitações, merece respeito e é um cidadão com seus direitos garantidos, nos faz diferentes.
Olhar o outro sem assistencialismo, sem rótulo de coitadinhos é o que defendemos. Não aceitamos o capacitismo.
A incompreensão em respeito ao nosso trabalho, não nos atinge mais.
Hoje não somos mais otimistas e sim entusiastas… Entusiastas, pois viver o que vivemos no CAEEDE é só pra pessoas que acreditam na vida, acreditam que ser e estar no mundo tem diferença, pois o ser é só mais um, pessoa.
Estar no mundo faz você ser, ser diferente, único, singular, quando o seu olhar não aponta a condição do outro. No entanto você ser apenas como mais um na multidão, nessa falta de empatia, com certeza, estará na multidão dos piores ser, seres.
O que nos leva a enfrentar os obstáculos, em forma de pessoas, é a certeza de que as deficiências servem como parâmetro de vida, pois destaca a singularidade de cada ser.
Sabedores que chegaremos um dia em um número bem maior de pessoas que abraçarão essa causa, sem nenhuma conexão política partidária, nos traz a certeza de que simplesmente virão, porque no percurso da vida, as coisas acontecem…
Pensemos juntos ser seres humanos.
Estamos juntos!