Farmácia indiana reforça aposta em experiência do cliente por meio de departamento inovador
A Farmácia Indiana, uma das dez maiores redes do grande varejo farmacêutico nacional, vem colhendo os frutos da criação de uma área dedicada à experiência do cliente. Com equipe especializada e uso intensivo de tecnologia, a empresa vem trabalhando para reduzir os pontos de atrito e tornar mais fluida a jornada de consumo.
“Essa iniciativa representa mais um ciclo da história de 90 anos da rede, sempre pautada pela inovação e o compromisso com a saúde e o bem-estar”, declara o CEO Alexandre Mattar. O processo de formação da equipe exclusiva teve início há dois anos. Hoje, o departamento conta com uma equipe dedicada, responsáveis pela análise e curadoria de dados nas mais de 225 lojas da rede, distribuídas pelos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.
“Ao entendermos melhor os hábitos dos consumidores, podemos tornar muito mais encantadora a experiência no ponto de venda e assegurar a oferta de serviços e promoções realmente personalizadas”, comenta Renato Ciriaco, coordenador do departamento.
Todo o projeto foi internalizado e tem como principal âncora uma plataforma de inteligência artificial preditiva. A ferramenta leva em conta, pelo menos, 35 variáveis para mensurar o comportamento de compra. “Com isso também podemos entender se nosso mix de produtos e soluções está aderente aos anseios e demandas do nosso cliente, permitindo agregar mais serviços ao portfólio”, exemplifica.
A Farmácia Indiana conta ainda com um programa de capacitação e reciclagem para os colaboradores, que já abrangeu 1.300 profissionais. “Precisamos qualificar desde o gestor de lojas até o balconista, com a proposta de promover uma venda consultiva e incentivar a adoção de um modelo mais relacional e menos transacional. Além disso, nosso cliente premium passa a ter vantagens exclusivas, como acesso antecipado a promoções e um atendimento ainda mais personalizado”, destaca.
“Nosso propósito é preservar um legado de cuidado, carinho e proteção. Desde sua fundação até os dias atuais, a Farmácia Indiana mantém firme o foco no ser humano, preservando uma cultura que visa a atender, encantar e surpreender seus clientes”, finaliza Alexandre Mattar.
Sobre a Farmácia Indiana
Uma das dez maiores redes do grande varejo farmacêutico nacional, segundo a Abrafarma, a Farmácia Indiana é uma das pioneiras do setor no Brasil e mantém operações desde 1934. Foi uma das primeiras do país a implementar iniciativas como atendimento 24 horas, laboratórios de manipulação e serviços de televendas. Além da plataforma própria de e-commerce, hoje reúne mais de 215 lojas distribuídas pelos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, sendo que cerca de 140 dispõem de salas de assistência clínica.
Foto: Renato Ciriaco coordena área de experiência do cliente.
Por: Ascom/ Farmácia indiana