Ex-soldados invadem Congresso da Guatemala para exigir indenização
Ex-soldados da Guatemala invadiram nesta terça-feira (19) uma parte da sede do Congresso e incendiaram veículos estacionados nos arredores do prédio. O grupo de militares exigia que os parlamentares aprovassem uma indenização por seus serviços prestados durante a Guerra Civil.
Os manifestantes quebraram uma porta de metal e invadiram o estacionamento do Congresso, e também colocaram cadeados em várias portas para evitar a saída de alguns deputados e funcionários.
A TV local transmitiu ao vivo imagens do fogo e das colunas de fumaça que saíam dos veículos estacionados. Não está claro se deputados estão entre os feridos.
De acordo com veículos locais guatemaltecos, houve cenas de agressão física. Um jornalista que cobria o tumulto teve parte do equipamento danificado. A polícia disse que prendeu supostos responsáveis pelos distúrbios.
Guerra Civil
O protesto foi convocado em repúdio à suposta recusa dos deputados a aprovar um projeto de lei que autoriza uma indenização equivalente a quase R$ 84 mil a cada soldado aposentado por seus serviços durante a Guerra Civil (1960-1996).
O conflito interno deixou 200 mil mortos e desaparecidos, muitos deles indígenas, a maioria nas mãos do Exército. No ano passado, em outra onda de protestos, manifestantes também atearam fogo no Congresso em um ato contra cortes na saúde e na educação.