Diferenças entre ensino regular e Educação Bilíngue nas escolas
A escola de hoje mudou. Isso é fato. Falamos acerca disso e todas as implicações, porquês e para onde estamos indo aqui mesmo no blog em postagens anteriores. Já neste artigo, você vai entender alguns dos diferenciais da Educação Bilíngue e como isso a distingue do ensino comum.
Hoje sabemos da importância da Educação Bilíngue na formação de crianças com pensamento crítico, melhor controle cognitivo e maior repertório linguístico. Mas como esse processo se dá? Quais as metodologias utilizadas pela escola na formação dessas crianças? Vejamos a seguir.
No Brasil, as escolas regulares seguem a lei de diretrizes e bases da educação, MEC, e conselhos estaduais, que definem carga horária, parâmetros curriculares e daí por diante.
Para que uma escola seja considerada bilíngue, faz-se necessária uma ampliação de carga horária para a implementação do currículo bilíngue.
É Importante apontar que a Educação Bilíngue não é ensino de idiomas, mas o uso de uma outra língua para se desenvolver saberes.
Uma escola bilíngue ensina por meio da língua e não apenas a língua em si, sendo essa, a principal diferença em relação a escolas de idiomas. Isso significa que os alunos não tem apenas aulas de inglês, mas sim, principalmente, aulas de diversas matérias em inglês.
Enquanto em uma aula de inglês o aluno aprende as estruturas da língua pela gramática, na Educação Bilíngue aprende-se estruturas contextualizadas. Pense em uma aula de ciências, por exemplo. O aluno, ao comparar os planetas do sistema solar em relação ao mais quente, mais frio, maior, mais distante do sol, está na verdade, aprendendo os comparativos em inglês, enquanto é exposto a ele, sem nem perceber. Diferentemente da sala de aula regular onde escreve-se COMPARATIVES na lousa e uma tabelinha com a terminação –er é apresentada.
Entendemos assim que, o foco do ensino regular está em desenvolver a competência linguística, enquanto que no ensino bilíngue, o inglês é utilizado como ferramenta para mediar o desenvolvimento integrado de conteúdos interdisciplinares, para aí sim, através desse processo, desenvolver a competência linguística.
Outra diferença se dá porque o foco da Educação bilíngue não é no material didático. O material serve de apoio para o professor que deve complementar a aula com outros recursos, sejam eles literatura, jogos, músicas e etc. Desta forma, os alunos aprendem o conteúdo curricular de forma significativa e autêntica e não simples e puramente através de conteúdos trabalhados.
Bom, agora que já entendemos as principais diferenças sobre como a Educação Bilíngue funciona, vamos mais longe: como isso acontece na sala de aula?
Existem inúmeras concepções sobre aprendizagem na Educação Bilíngue.
A aprendizagem é descrita por Wode, teórico alemão da aquisição da segunda língua, como um processo de interação entre o meio ambiente, as estruturas mentais e as experiências vivenciadas pelo indivíduo. Esse conceito é baseado na teoria de aprendizagem de Vygotsky, que vamos citar mais a frente.
A sala de aula bilíngue
As metodologias usadas na Educação Bilíngue são elaboradas visando ajudar a desenvolver potencialidades, desta forma, ao mesmo tempo em que promove o conhecimento de áreas específicas, auxilia o processo de aquisição do idioma, que acaba acontecendo de forma natural e autêntica, sem mesmo que o aluno se dê conta do processo pedagógico envolvido.
Logo, percebemos que a ‘sala de aula bilíngue’ se assemelha/simula nosso primeiro processo de aprendizagem, que ocorre por meios biológicos e naturais: nossa rotina, onde aprendemos por meio de contato com aqueles que nos rodeiam. Sobre isso, temos Vygotsky, pensador e psicólogo russo importante em sua época, pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Mas, como replicar isso?
Como fazemos
O nosso programa bilíngue, além de proporcionar tal interação e contexto social imersivo, incentiva e estimula o aluno, através do acesso à cultura e por meio das competências do século XXI (conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que preparam os alunos tanto para o meio acadêmico, como também para o pessoal, profissional e para a vida em comunidade), a gerir emoções, trabalhar com o outro e atingir objetivos. E tudo isso, em inglês. Através de interações genuínas, naturais e não mecanizadas supracitadas.
Os diferenciais da Educação Bilíngue contribuem para o perfil do aluno de maneiras antes não tidas como essenciais mas que hoje, são vistas como imprescindíveis para o cidadão do futuro. Temos como resultado dessas metodologias, alunos mais flexíveis, autoconfiantes, independentes, tolerantes, capazes de respeitar diversidades e que transitam de forma natural entre culturas, como cidadãos e falantes bilíngues. Ainda sobre este tema, temos o artigo ‘O porquê do bilinguismo na Educação Infantil’ que também vale a pena conferir.
Se você quiser saber mais sobre a nossa metodologia, acesse o nosso site.