História do champanhe
Segundo a Associação Brasileira de Enologia, o Champanhe é um vinho espumante originário da região de Champagne, que fica bem próximo de Paris, na França.
Historiadores descrevem que, alguns vinhos produzidos na região apresentavam uma efervescência natural e que devido a isso era recorrente que garrafas estourassem nas adegas, causando prejuízo. A gaseificação natural ocorria devido a precocidade da colheita da uva na província, e o vinho elaborado era engarrafado antes de sua completa fermentação total.
De tal modo, a denominação “champagne” só é atribuída aos vinhos espumantes dessa região. Nossa intenção, entretanto, não é limitar as suas possibilidades. Todas as receitas a seguir podem ser feitas com vinhos espumantes nacionais ou importados, afinal, o importante é que você consiga replicar essas delícias na sua casa. Gostou da ideia? Vamos para as receitas.
Sour Champagne
Ingredientes:
-
2 colheres de sopa de suco de limão
-
2 colheres de sopa de suco de manga
-
2 colheres de sopa de suco de morango
-
2 colheres de sopa de açúcar
-
5 cubos de gelo
-
Champanhe ou espumante até completar a taça
Modo de preparo:
Comece misturando todos os sucos em uma coqueteleira. Adicione o açúcar, os cubos de gelo e bata bem. Adicione o suco no fundo da taça e acrescente o champanhe até completar. Sirva com uma folha de hortelã para decorar e dar um frescor extra.
Pink Elephant
-
30ml de licor de morango
-
4 morangos picados
-
1 limão
-
1 folha de hortelã
-
Espumante
-
5 cubos de gelo
Modo de preparo:
Em uma coqueteleira com gelo, adicione 3 morangos, 1 folha de hortelã, o suco de um limão e agite. Despeje a mistura em uma taça de martini e, em seguida, acrescente o licor e complete com espumante. Por fim, decore a taça com um morango e sirva.
Mimosas
-
75 ml de vinho espumante (ou champanhe)
-
75 ml de suco de laranja
Modo de Preparo
Adicione o suco de laranja na taça e cuidadosamente complete com o espumante. Se quiser, adicione meia dose de licor de laranja para dar um sabor mais profundo e encorpado.
Bellini especial
Ingredientes:
-
4 pêssegos cortados em cubinhos
-
4 colheres de sopa de açúcar
-
Vinho branco espumante (pode ser champanhe ou prosecco)
Modo de Preparo:
Comece preparando a geleia de pêssego. Para isso, em uma panela pequena, em fogo alto, acrescente os pêssegos picados, o açúcar e misture bem. Após 10 minutos, quando os pêssegos já estiverem caramelados e macios, desligue o fogo e, com a ajuda de um mixer ou colher, dissolva os pedaços que ainda estejam inteiros. Deixe a geleia esfriar para começar o preparo. Coloque em uma taça (ou em uma jarra) uma colher de geleia de pêssego para cada 100ml de espumante. Misture bem e sirva em seguida. A receita também pode ser feita com pêssegos em calda. Para isso, ao invés de fazer a geléia, bata no liquidificador um pedaço de pêssego com um pouco da calda. Siga o preparo da mesma forma.
Drink da prosperidade
Ingredientes:
-
1 dose de gim (50 ml)
-
½ xícara (chá) de espumante
-
2 colheres (sopa) de caldo de limão
-
1 colher (sopa) de açúcar
-
1 ½ colher (sopa) de sementes de romã
-
1 ramo de alecrim
-
cubos de gelo a gosto
Modo de preparo:
Numa taça, misture bem o açúcar com o caldo de limão. Junte as sementes de romã e o gim. Preencha o copo com cubos de gelo e complete com o espumante. Adicione 1 galho de alecrim e sirva a seguir