Cristina Lacerda – Calam até mesmo o meu ouvir.
Criada em 2019 no governo do Presidente Jair Bolsonaro, a “Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos ” vê-se hoje ameaçada com um decreto do novo governo que trata da extinção desse órgão vital, para a defesa dos direitos de pessoas com deficiência auditiva.
Com o alicerce formado na gestão federal, o nosso município cresceu e fortaleceu a política de inclusão desse grupo de pessoas que precisam ser ouvidas.
O Centro de Atendimento Educacional Especializado de Eunápolis – CAEEDE, órgão mantido pela Prefeitura local, voltado para a causa da inclusão com dignidade, viu-se na obrigação de fazer dessa causa, a expressão de fala dos Surdos, de forma que eles pudessem interagir com os trabalhos do legislativo e do executivo. Para tanto, convidou o Presidente da Câmara, o vereador Jorge Maécio para ouvir e levar aos seus pares os anseios da comunidade surda eunapolitana. Assim feito, com o apoio de todos, foi contratada uma intérprete de Libras, para que se fizesse presente nos atos públicos em que a Câmara de Vereadores fizesse presente.
Com a importância do meio legal de comunicação e expressão através do ensino de Libras, em 24 de abril de 2022, foi sancionada a Lei n° 10436, do governo federal. Daí em diante, grandes avanços foram feitos.
Estima-se que a população de pessoas surdas em todo o país, chega a 9 milhões de pessoas. Essa é uma faixa considerável de cidadãos e cidadãs com direitos adquiridos e que com a descontinuidade de leis criadas, minam e retratam a falta de respeito com as leis e a falta de empatia com quem de fato merece ter seus direitos assegurados.
O nosso país tem a cultura da descontinuidade. Isso abrange todas as esferas governamentais. Infelizmente, vivemos o retrocesso a cada mudança de governo…
O nosso país nos diz através de nossos representantes, que não é um país sério, com atitudes como essas, pois envergonha, maltrata, aniquila qualquer ação que leva nós, pessoas, avançar no conhecimento, no saber.
Que todos que acreditam no poder das minorias repensem como minorias…
Repensem que uma sociedade igualitária perpassa também pelo ouvir e falar…
Ouçam-me!
Eu falo através da Língua de Sinais 🤟
Essa é minha primeira língua. Eu preciso ser ouvido👂
Em defesa da Comunidade Surda, sempre.