CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS – É DADA A LARGADA DA CORRIDA ELEITORAL 2024
Estará aberta a partir deste sábado (20) a campanha eleitoral para candidatos e eleitores em todo o país, ambos preocupados com a pregação que deverão fazer e receber, em relação ao foco de uma eleição municipal que em outubro vai eleger novos prefeitos e vereadores em mais de cinco mil municípios brasileiros.
É preciso ficar atento a partir de agora porque em dois meses e meio precisamos saber quem é quem antes de confirmar o nosso voto nas urnas.
Bem diferente daqueles tempos em que candidato e eleitor, era no modelo olho no olho, nos comícios ou nas visitas em casa, e reuniões de grupos, a campanha eleitoral se modernizou e agora vai apostar nas redes sociais e buscar, via internet, convencer o eleitor de que o candidato merece o seu voto, apresentando projetos e projetando sua imagem que talvez não seja bem conhecida.
O importante de tudo é que nossa responsabilidade aumentou, por conta da falta de conhecimento pessoal, famíliar, profissional e político da maioria dos candidatos, razão pela qual precisamos ficar atentos para o que vem pela frente e avisar o eleitor dos malandros que também
querem garantir uma boquinha se fazendo de laranjas.
O dinheirinho extra de panfleteiros, cabos eleitorais e animadores das campanhas, minguaram com a forma reduzida pelo tempo da campanha, apesar que muito dinheiro do fundo partidário de R$ 4,9 bilhões de reais irá pingar nas contas dos caciques partidários e também dos candidatos que já tiveram mandatos e buscam a reeleição. Alguns novatos ainda virão com seus próprios recursos, mas terão que se virar a fim de que o eleitor responda com conhecimento as verdadeiras intenções dele e das centenas de candidatos que oficializaram seus nomes para serem votados.
Seja qual a forma que você vai preferir para fazer a sua campanha, ou para receber a mensagem do candidato que deseja conhecer, o importante é que todos precisam analisar os melhores projetos de cada prefeito e vereador nestas eleições municipais e, começar a fazer da sua participação as mudanças que exige o país.
Até o dia 5 de agosto, partidos políticos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre a formação ou não de coligações e escolher as candidatas e os candidatos que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2024. O prazo é estabelecido no Calendário Eleitoral, e os eventos devem começar com a participação de filiadas e filiados das legendas.
As convenções partidárias podem ser realizadas em formato presencial, virtual ou híbrido. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir a estrutura interna, a organização e o funcionamento do evento.
No entanto, todas as decisões tomadas na ocasião precisam ser registradas em uma ata, que deve ser apresentada para efetuar o registro de candidatura. Depois de definidas as candidaturas, as legendas têm até 15 de agosto para requerer o registro desses nomes na Justiça Eleitoral.
PROPAGANDA
A Propaganda intrapartidária já está sendo realizada desde o dia 5 de julho por parte das pré-candidatas e pré-candidatos que pretendem concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2024 .Esse tipo de publicidade é uma forma dos filiados apresentarem suas propostas antes da convenção que definirá os nomes das candidaturas e deve ficar restrita ao âmbito interno dos partidos políticos e federações. Além disso, só pode acontecer nos 15 dias que antecedem a convenção.
REGISTROS DEFINITIVOS
O calendário eleitoral estipula a data de 16 de setembro (20 dias antes do 1º turno) como limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador — inclusive os impugnados e os respectivos recursos — estejam julgados pelas instâncias ordinárias, bem como publicadas as decisões.