4º PODER - Credibilidade e Independência | CNPJ: 51.975.832/0001-64 | Rua 5 de Novembro, 300, Centro - Eunápolis/Bahia

Cãibras: como aliviar os sintomas e prevenir a ocorrência

Cãibras: como aliviar os sintomas e prevenir a ocorrência

Os atletas profissionais ou amadores sabem muito bem o que é uma cãibra, grande vilã para quem pratica atividade física. Mas como lidar com esse desconforto muscular? O incômodo pode durar alguns segundos ou minutos e atingir um ou mais músculos. O personal alagoano Wal Hening falou sobre a dor paralisante que assusta tanta gente.

“A cãibra é uma contração rápida e involuntária de um ou vários músculos de uma determinada região do corpo, que pode causar uma dor intensa na região afetada. Pode ocorrer em qualquer grupo muscular, sendo que sentimos com mais frequência na panturrilha, pés e coxas, por se tratar de uma região que está sempre em movimento.”

Wal deu dicas também para diminuir a dor e o incômodo na musculatura afetada.

“Alongar e massagear fazendo movimentos circulares na região afetada ajuda a amenizar a dor e relaxar a musculatura que está contraída. O ideal é a realização de calor uma compressa morna, por exemplo, para ajudar a relaxar a musculatura. Mas se a cãibra for forte e deixar a região dolorida, o gelo pode funcionar, atuando com efeito analgésico e anti-inflamatório e reduzindo o inchaço e a dor.”

Alguns alimentos são importantes para prevenção da cãibra. Itens que contem alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio devem fazer parte do cardápio do atleta.

“A banana, o amendoim, abacate, água de coco, sardinha e castanha do Pará são alguns dos alimentos que ajudam a combater e prevenir as cãibras.”

Alongamento e massagem do músculo afetado

Alongar e massagear fazendo movimentos circulares na região afetada ajuda a amenizar a dor e relaxar a musculatura que está contraída.

Hidratação adequada e reposição de eletrólitos

Em atividades de duração acima de duas horas ou em temperaturas extremas, precisamos repor os minerais que perdemos pelo suor excessivo como sódio, cloro, magnésio e potássio.

Movimentos suaves e leves para relaxar o músculo: Ajudam bastante a promover o relaxamento da musculatura.

Alimentação balanceada e rica em nutrientes

Os alimentos ricos em potássio, magnésio, cálcio e com vitaminas do complexo B são ótimos aliados para prevenir cãibras, já que contribuem para o bom funcionamento e para a contração dos nossos músculos. A banana, o amendoim, abacate, água de coco, sardinha, castanha do Pará são alguns dos alimentos que ajudam a combater e prevenir as cãibras.

Importância da hidratação durante atividades físicas

Durante a atividade física, suamos muito e com isso perdemos sais minerais. Então é muito importante nos manter sempre hidratados.

Evitar o excesso de esforço muscular e fadiga

É o excesso de esforço físico que leva a desidratação, onde já sabemos que quanto maior a perda de sais minerais maiores são as chances de termos cãibra.

Suplementação

Nada vai substituir a nossa hidratação diária. Beber bastante água é o que de fato vai nos manter hidratados, mas podemos sim utilizar alguns repositores de eletrólitos.

Uso de compressas quentes e frias

Se a cãibra for forte e deixar a região dolorida, o gelo pode funcionar, atuando com efeito analgésico e anti-inflamatório e reduzindo o inchaço e a dor. Massageie a área do espasmo por até dez minutos com uma bolsa de água gelada. O calor é mais reconfortante para os músculos tensos, então um banho morno ou uma compressa quente no local ajudar a relaxar os músculos.

Massagem terapêutica e acupressão

Pode aliviar muito se a pessoa já vem sofrendo a muito tempo com cãibra, então algumas sessões de massagem e acupuntura podem aliviar em muito as dores.