Parece uma dica boba, mas não é. Procure sempre melhorar as suas entregas e se especializar ainda mais na sua área de atuação. Aprenda novas especialidades, invista um tempo em cursos de gestão e administração ou que tenham diretamente a ver com a sua expertise. Além de ser super atrativo para antigos clientes, certamente você se destacará entre a concorrência. Porém, só isso não é suficiente para atrair e fidelizar clientes. É preciso um algo a mais…
Faça Parcerias
Ninguém cresce sozinho e isso é fato. Por isso, fazer alianças e parcerias com outras empresas relacionadas ao seu negócio é uma dica de ouro. Claro que a dica não é fazer acordos com a concorrência, mas com serviços que podem complementar o seu. Vamos supor que você tenha um buffet de festas. Trocar indicações com outros empreendedores como um florista, um fotógrafo ou uma costureira pode ser muito frutífero para todos uma vez que esses serviços geralmente são contratados juntos. Assim, quando um cliente chega até um desses profissionais a procura de um serviço, os outros poderão se beneficiar da indicação.
Lembre-se que essa troca de divulgação é uma excelente oportunidade para atrair novos clientes, entretanto, é importante conhecer a outra empresa antes de fechar acordos. A partir do momento que você assume essa parceria, a sua empresa será ligada à empresa do outro. Assim, conheça bem o profissional antes de fazer essa troca.
Invista na divulgação digital do seu negócio
A internet deve ser uma aliada para atrair e fidelizar clientes. O mundo digital tem feito cada vez mais parte do dia a dia das pessoas, assim, a ausência da sua empresa nos meios digitais pode ser um fator decisivo para que a concorrência se sobressaia em relação ao seu negócio. Invista em marketing digital para divulgar serviços e produtos. Além disso, as redes sociais te ajudam a manter um bom relacionamento com o seu público, garantindo que você aprenda mais sobre os pontos fracos e fortes da empresa, além de estreitar as barreiras para que o cliente se sinta ouvido.
Mesmo que você não possua capital para iniciar uma estratégia de marketing digital robusta, vale a pena investir um pouco dos lucros para divulgação do seu negócio na internet.
Oferte um serviço de qualidade com preços competitivos
Por fim, somando todas as dicas anteriores, a cereja do bolo para atrair clientes é conseguir ofertar um bom serviço e/ou produto com um bom preço. Para isso é essencial que você escolha fornecedores que também tenham os preços mais acessíveis do mercado. A economia, entretanto, não pode representar uma queda da sua qualidade. Fazer pesquisas de mercado podem contribuir para que o seu produto final fique mais barato e mais interessante para o cliente.
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