4º PODER - Credibilidade e Independência | CNPJ: 51.975.832/0001-64 | Rua 5 de Novembro, 300, Centro - Eunápolis/Bahia

Agora, a Caixa Econômica Federal passa a oferecer projetos 100% financiados em energia solar.

Isso mesmo! A CEF abriu espaço para um número maior de linhas de crédito. E essas são voltadas para as pessoas que desejam adquirir e instalar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica em suas casas. É a Caixa Energia Renovável.

Projetos 100% financiados pela Caixa

Estamos passando por um momento crítico, em que as tarifas de energia elétrica não param de aumentar e isso tem assustado a população brasileira. Enfrentamos uma crise hídrica sem precedentes que exige a ativação de usinas termelétricas para compensar a demanda não suportada pelas hidrelétricas.

Energia mais cara

O grande problema é o preço que temos pagado pela energia produzida nas termelétricas. O valor é significativamente maior e quem arca com os custos é o consumidor. Vale dizer que, atualmente está vigorando no país a temida bandeira da escassez hídrica, com R$ 14,20 a mais para cada 100kWh consumidos.

Assim, a tendência é que se busque por alternativas mais baratas. Com isso, a própria Caixa reforça que a conta de energia pode reduzir em até 95% com um sistema solar fotovoltaico instalado. No entanto, nem tudo é perfeito e sempre há desafios no meio do caminho. Nesse caso, é o custo para implementar um sistema de energia solar, que ainda não é dos mais amigáveis. Mas, a Caixa pensou justamente nesse público ao lançar projetos 100% financiados.

Caixa Energia Renovável: como funciona

Segundo o banco, com essa nova linha de crédito, os clientes terão seus projetos 100% financiados, de acordo com sua capacidade financeira. Além disso, o financiamento é válido tanto para a compra dos equipamentos quanto para a instalação. Sendo assim, para sistemas residenciais, a CEF cobra taxas a partir de 1,17% mensais. E, ainda, o contratante tem um prazo de 180 dias para começar a pagar as parcelas de um financiamento que pode chegar a 60 meses.

Duas modalidades de financiamento

A Caixa informa, também, que oferecerá o crédito para financiar sistemas fotovoltaicos em residências em duas modalidades. Uma delas sem garantias, com tendência a taxas de juros maiores e outra, mediante caução de aplicações financeiras de renda fixa.

Quando a linha de crédito será liberada?

Para quem não vê a hora de aderir à energia solar e ficou muito interessado nos projetos 100% financiados, a data de liberação ainda não foi divulgada. A Caixa declarou apenas que, em breve, essa novidade estará disponível em suas agências. Vale informar, ainda, que o banco também dispõe de crédito para energia renovável para o setor de agronegócios e pessoas jurídicas.

Projetos 100% financiados: mercado de energia solar

mercado de energia solar no Brasil está em expansão. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil ultrapassou a marca de 300 mil sistemas fotovoltaicos de geração distribuída conectadas à rede. Uma das razões para esse crescimento são as linhas de financiamento para energia solar mais acessíveis.

Além disso, o investimento para instalação de um sistema fotovoltaico, hoje, já é viável para muitos consumidores. Empresas de diferentes portes, consumidores rurais e residenciais conseguem reduzir suas contas de energia elétrica de forma significativa. E, com isso, fazem com que o investimento inicial seja pago em cerca de cinco anos.

Financiamento para energia solar

Vale lembrar que a vida útil do sistema é de pelo menos 25 anos. Esse dado torna o investimento uma alternativa importante para redução de despesas, uma vez que a produção se torna autossuficiente. Além disso, o Brasil é um país com enorme potencial para geração solar, já que tem um dos maiores índices de insolação do mundo.

Quer conhecer um pouco mais sobre sistemas fotovoltaicos e como é o financiamento para energia solar? Continue a leitura de nosso artigo e conheça as principais opções de crédito, oferecidas pelos bancos públicos e privados.

Conheça as linhas de financiamento para energia solar

O pagamento à vista é mais interessante para o consumidor, no entanto, isso dificilmente será possível para a maioria dos interessados. Assim, normalmente, os fornecedores dos equipamentos de energia solar fotovoltaica parcelam o valor à vista, em duas ou três prestações.

No entanto, essa também não é a realidade da maior parte dos consumidores. O ideal, então, é buscar uma linha de crédito com parcelas que se ajustem à economia proporcionada pela própria geração do sistema.

Outras possibilidades

Uma alternativa interessante é a oferecida pelo Santander Financiamentos, que propõe o financiamento para energia solar em dez parcelas, sem juros. Utilizando essa opção, o consumidor consegue diluir o investimento inicial, sem arcar com os juros das prestações.

Nesse caso, o Payback (retorno do investimento) também acaba sendo mais rápido. Ocorre que, depois do pagamento das parcelas em 10 meses, a economia com a conta de luz rapidamente vai repor o valor pago.

O Santander também oferece uma linha de financiamento em 60 parcelas, com juros que variam conforme o valor e as demais condições escolhidas. Além dessa financeira, você pode contar coma BV Financeira.

Conheça a BV Financeira

O financiamento com a BV Financeira é voltado para pessoas físicas até R$ 200 mil ou jurídicas até 2 milhões. O prazo para pagamento é de até 72 meses, taxas pré-fixadas a partir de 1,48% mensais e carência de até 90 meses. A primeira parcela deve ser paga em até 60 dias.

Essa linha de crédito cobre até 100% do projeto fotovoltaico, incluindo equipamento e serviço. O pagamento é feito diretamente aos fornecedores (distribuidor e empresa de instalação).

A força que vem do sol