A PANDEMIA E A ÉTICA


Adail Brito*
Ética:” Princípios das ações representado nos costumes e hábitos sociais e no caráter individual e coletivo”.
Num momento como o atual se faz necessário entender que não estamos vivendo uma competição sobre quem está certo ou errado. Ao contrário, a situação exige união de esforços , e é exatamente aí que a ética com sentido coletivo ganha um espaço exponencial para fazer valer as virtudes que a permeiam como, empatia, responsabilidade, solidariedade, prudência, etc…as quais precisam ser notadas e sentidas pelo outro em função das ações que eu pratico em favor do todo e não evidenciadas em mim, numa ação pro bem da coletividade.
Nossos desafios cotidianos frente a pandemia, nos foi colocado desafios na área de saúde, economia, social e das relações interpessoal.
Com todo o sofrimento diante de um fato devastador em vários sentidos e que precisamos ( mesmo que no sofrimento ), aprender com tudo isso, a importância de enxergar o outro como a si mesmo, tendo plena consciência que nessa luta que enfrentamos e ainda iremos enfrentar, não há vencedores e nem vencidos.
A pandemia da Covid 19 tem sido sofrida, mas de muito aprendizado e de consciência coletiva, partindo do princípio de que cada um depende do outro e que ninguém será feliz sozinho.
Jamais seremos os mesmos, nossa ave fênix interna sairá voando em busca da resignificação de valores, ficando cara a cara com nossas incertezas, angústias e temores.
” EU NÃO, NÓS !!! “