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A importância de trabalhar a sustentabilidade na escola

A importância de trabalhar a sustentabilidade na escola

Por que falar de sustentabilidade na escola?

Vamos começar com uma definição básica: a sustentabilidade na escola consiste na aplicação no meio escolar de um conjunto de práticas e ensinamentos focado na questão do desenvolvimento sustentável do planeta.

Esse tema precisa ser trabalhado na escola devido à sua pertinência cada vez mais alta, já que a geração atual vivencia o problema da escassez de recursos naturais e da degradação do meio ambiente. Essa realidade está mais que presente nas dificuldades e nos desastres que presenciamos, como falta de água, contaminação do solo ou deslizamentos causados pela destruição da vegetação natural.

Precisamos nos lembrar de que as crianças e os jovens de hoje serão os futuros tomadores de decisão do mundo, seja porque se tornarão políticos, cientistas ou empresários. Em outras palavras: estará em suas mãos fazer escolhas para preservar o planeta. Para isso, no entanto, precisam conhecer tanto as causas e consequências do problema como também entender as ações que permitirão usufruir dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente.

Outro ponto que reforça a importância de se trabalhar a sustentabilidade na escola é o fato de que os principais hábitos de um indivíduo são desenvolvidos desde cedo, durante a infância. Portanto, a escola precisa introduzir esse tema o quanto antes, para que a educação dos alunos leve à formação de adultos com valores e conhecimentos sólidos a respeito das relações entre o ser humano e o meio ambiente. Só dessa forma pode ser possível controlar o impacto dos problemas ambientais nos próximos anos.

Como a instituição deve tratar a sustentabilidade?

Para trabalhar a sustentabilidade na escola, é importante que exista um envolvimento do aluno tanto no nível teórico quanto também na prática. Por isso, realizar ações sustentáveis é um bom caminho para engajar os jovens em essa mentalidade mais crítica sobre o uso dos recursos naturais e o relacionamento com o meio ambiente.

A instituição de ensino pode ensinar aos alunos como desenvolver projetos simples (mas efetivos) para realizar ações sustentáveis. Esses projetos devem focar no uso da criatividade para ensinar os Rs, de reciclagem, reutilização e redução da produção de lixo. Ao inventarem novas maneiras de pensar e praticar a sustentabilidade, os jovens percebem que essa não é simplesmente mais uma matéria escolar em que precisam ser aprovados. Em vez disso, é parte de uma questão do mundo real. E não há motivação maior que essa!

No entanto, é preciso ter cuidado. O desenvolvimento de projetos costuma demandar bastante tempo e, por isso, geralmente fica restrito a momentos específicos do ano — como a semana da ecologia, por exemplo. O detalhe é que somente eventos dispersos não constroem hábitos. O ideal é, assim, que os alunos tenham um contato mais constante com o tema, incluindo desde a correlação da sustentabilidade com outros assuntos trabalhados em sala de aula até o simples ato de descartar o lixo corretamente.

Aliás, aqui vale um comentário: observe que definimos sustentabilidade na escola como as práticas e os ensinamentos conduzidos no ambiente escolar como um todo e não apenas na sala de aula! Portanto, as equipes docente e pedagógica, em conjunto, precisam estar atentas ao comportamento dos alunos em relação a esse tema até mesmo fora da sala, como no intervalo. Para completar, independentemente da maneira como a escola aborda a sustentabilidade, precisa sempre reforçar com os jovens o porquê da importância desse assunto. Para a formação dos alunos, saber como preservar o meio ambiente é muito importante. Porém, saber o motivo por trás dessas ações é absolutamente indispensável, pois ajuda a construir uma consciência sobre o impacto de sua atitude sustentável para o planeta.

Como o tema deve ser trabalhado em casa?

Enquanto a escola ensina aos jovens sobre o porquê e a forma de desenvolver uma postura responsável em relação à sustentabilidade, é papel da família incentivar toda essa transformação. É muito importante, assim, que a família busque se alinhar ao que é ensinado na escola.

Um dos principais problemas acontece quando o aluno aprende algo na escola e, ao chegar em casa, vê esse aprendizado sendo deixado de lado. Isso o leva a questionar se aquele conhecimento é mesmo válido. E é claro que esse descompasso interfere na formação do hábito! Para evitar que isso aconteça, é necessário que haja comunicação e compromisso na relação entre escola e família. Os pais precisam estar envolvidos nos projetos e também apoiar as atitudes (até mesmo as menores) desenvolvidas no ambiente escolar.

Um bom exemplo é a separação do lixo entre orgânico, reciclável e lixo eletrônico. Se é feito na escola, os pais precisam incentivar que seja feito em casa também! Dessa maneira, o jovem entenderá que aquela atitude deve ser levada para a vida e não ficar restrita somente ao ambiente escolar.

Não tem mistério: a sustentabilidade precisa ser trabalhada conjuntamente pela instituição de ensino e pela família, não devendo ser tratada meramente como mais uma matéria escolar. Em vez disso, todos os envolvidos (inclusive os próprios estudantes) precisam tratá-la como um tema da vida real.

Aprender mais sobre a sustentabilidade, tanto na teoria quanto na prática, é a melhor forma de desenvolver uma atitude mais saudável na relação do ser humano com o meio ambiente. E o papel dos adultos (pais e escola) é guiar os jovens na formação dessa atitude. Essa é a melhor chance de criar gerações conscientes e responsáveis, capazes de preservar o planeta nos anos que virão. Pronto para mais essa missão?

Você já entendeu por que é importante desenvolver o tema da sustentabilidade na escola, certo? Agora que tal conferir também alguns exemplos mais práticos de como isso é feito?

Fonte: novosalunos.com.br