A AGONIA DOS PREFEITOS EM PAGAR O 13º SALÁRIO
Vivem os prefeitos por este Brasil afora imensa dificuldade em pagar o 13 salário dos servidores municipais.
O aumento insuficiente do Fundo de Participação dos Municípios ( FPM), que não acompanha o crescimento das despesas, particularmente o reajuste do piso salarial do magistério, tem sido entrave neste luta pelos prefeitos em saldar o 13º salário, a exemplo entre tantas outras prefeituras, o prefeito de Belo Horizonte, publicou o esclarecimento que só no mês de janeiro, poderá pagar o 13º salário.
Os cofres municipais tiveram um avanço importante em outubro, com a aprovação da Lei 126, que compensou as perdas de ICMS do ano passado, além das perdas do FPM nos meses de julho, agosto e setembro, este recurso adicional veio para compensar as perdas e não para aumentar o orçamento. As despesas, aumentaram, mas o FPM não acompanhou este aumento.
Em Eunápolis com muito esforço, a prefeita Cordélia Torres cumpriu a folha salarial referente ao 13º salário, em uma demonstração de uma gestão sólida e comprometida acima de tudo com o reconhecimento do funcionalismo municipal que segundo a prefeita, “tem sido fundamental nesta luta em tornar Eunápolis cada vez maior e o apoio de cada servidor é a mola mestra de nossa eficiente gestão.”
( Por Isnard Vasconcelos )