Itabela inaugura Projeto Santa Cruz, marco nacional na produção de grafite
Fotos do site “queagito.com”
Uma data histórica para a região, na última quinta-feira (5/12), foi inaugurado o Projeto Santa Cruz, pertencente à empesa mineradora South Star Battery Metals, que vai explorar uma mina de grafite. A cerimônia, no município de Itabela, distante 674 quilômetros de Salvador, contou com a presença de diversas lideranças locais, entre elas o prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto a deputada estadual Cláudia Oliveira, além de representantes do setor empresarial, lideranças comunitárias e do CEO da South Star, Richard Pearce.
O evento marcou a abertura da primeira nova produção de grafite nas Américas desde 1996.O empreendimento produzirá inicialmente 5 mil toneladas de grafite por ano. A planta do projeto é considerada estratégica para atender à crescente demanda global por tecnologias limpas, como baterias de íon-lítio e veículos elétricos. Na segunda fase, a produção será ampliada para 30 mil toneladas anuais, consolidando a Bahia como um polo internacional de mineração sustentável.
O projeto Santa Cruz destaca-se pelo compromisso com a comunidade e o meio ambiente. Por meio do programa “Sementes do Amanhã”, a empresa promove educação ambiental, incentivando práticas sustentáveis na região. Além disso, parcerias com o SineBahia têm impulsionado a criação de empregos, valorizando a mão de obra local e contribuindo para o desenvolvimento social de Itabela.