4º PODER - Credibilidade e Independência | CNPJ: 51.975.832/0001-64 | Rua 5 de Novembro, 300, Centro - Eunápolis/Bahia

Qualificação profissional; Lixo em local incorreto; Material para Vigilância Sanitária

Qualificação profissional; Lixo em local incorreto; Material para Vigilância Sanitária

Um grupo de 70 mulheres concluiu o curso de flores artificiais e apliques, oferecido na Casa do Trabalhador, por iniciativa da Prefeitura de Porto Seguro através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A entrega dos certificados aconteceu na semana passada e contou com a presença do Prefeito Jânio Natal, vice-prefeito Paulinho, autoridades municipais e comunidade.

Com duração de uma semana, as aulas ensinaram como trabalhar com flores em EVA, aplicando em bolsas, taças, telhas, bonecas etc, oportunizando a venda de artigos decorados que podem gerar renda. O curso também possibilitou uma forma de aliviar a ansiedade, além de ser um ambiente alegre onde fizeram novas amizades e viveram momentos de descontração.

O curso foi oferecido em parceria com a empresa JC Flores e é mais uma iniciativa da Prefeitura em promover formas alternativas de renda, empreendedorismo e empoderamento feminino. “Fico muito orgulhoso de oferecermos essas qualificações que dão uma nova chance para a nossa população. Estive com pessoas maravilhosas, conheci exemplos de luta e determinação e sei que agora essas mulheres podem buscar novas oportunidades de renda, autonomia e empoderamento”, afirmou o Prefeito Jânio Natal.

LIXO NÃO! Hábito de descartar lixo em local incorreto dificulta serviços de limpeza

Você já ouviu falar na expressão “‘enxugar gelo”? É exatamente isso que tem acontecido em diversos bairros de Porto Seguro: as equipes de limpeza pública recolhem o lixo e/ou entulhos jogados em locais incorretos, mas logo depois algumas pessoas voltam e fazem o descarte no mesmo lugar.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem trabalhado incansavelmente para manter as áreas públicas bem cuidadas para todos, mas alerta que é necessária a conscientização das pessoas e mudança de atitude: jogar lixo somente na lixeira. Nesta segunda-feira (05), foi realizada, mais uma vez, a operação de limpeza nos bairros Mira Porto e Mercado do Povo com a retirada de entulhos em locais de descarte incorreto. Entretanto, os pontos beneficiados pelo serviço já são conhecidos como “viciados”, onde insistentemente algumas pessoas jogam lixo.

“Infelizmente isso tem sido recorrente em diversos bairros. Sem a colaboração da própria população fica difícil manter a cidade limpa e organizada, livre dos riscos à saúde e insetos transmissores de doenças. Além disso, o tempo e equipe que utilizamos para limpar os mesmos lugares poderiam ser utilizados para outros cuidados com a cidade”, alerta o secretário Luciano Alves.

Já no bairro Fontana, além da retirada de entulhos e limpeza das vias públicas, a Sec. de Serviços Públicos está fazendo poda de árvores e roçagem, tudo para garantir que a região esteja sempre segura e agradável para os moradores e visitantes.

A Prefeitura reforça a importância de todos se unirem na luta contra o lixo nas ruas da cidade. Juntos, podemos manter nossa cidade limpa e preservar o meio ambiente.

Se você souber de algum ponto de descarte incorreto, denuncie: servicospublicosconcessoes@portoseguro.ba.gov.br

Inspetores da Vigilância Sanitária de Porto Seguro recebem novos coletes de identificação

Na tarde desta terça-feira, 07, a Prefeitura de Porto Seguro realizou uma entrega fundamental para a otimização dos serviços de inspeção sanitária no município. No total, 26 inspetores da Vigilância Sanitária receberam novos coletes de identificação, destacando a importância da segurança, valorização e do reconhecimento visual no cumprimento de suas responsabilidades.

Os coletes de identificação desempenham um papel importante ao assegurar que as equipes da Vigilância Sanitária sejam prontamente reconhecidas durante suas inspeções e fiscalizações em uma média de 300 estabelecimentos a cada mês.

A missão principal da Vigilância Sanitária é garantir a promoção da saúde da população por meio de ações que visam a eliminação, redução e prevenção de riscos à saúde relacionados ao meio ambiente, produção e circulação de bens, bem como na prestação de serviços essenciais.

O Secretário de Saúde, Paulinho Toa Toa, ressaltou a importância da identidade visual dos profissionais da Vigilância Sanitária: “A identidade visual do profissional da VISA não apenas confere distinção profissional, mas também fomenta um maior senso de pertencimento, reforçando a confiança na realização de suas atividades no campo”.

A Vigilância Sanitária trabalha na inspeção e fiscalização de uma ampla variedade de setores, abrangendo itens como água potável, alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos. Além disso, inclui a supervisão de supermercados, açougues, lanchonetes, restaurantes, hotéis, lojas, hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios odontológicos, salões de beleza, serviços de estética e tatuagem, instalações de longa permanência, escolas, creches e outras entidades que impactam diretamente a saúde pública.