2ª edição do Festival Caju de Leitores incentiva leitura infanto-juvenil e cultura indígena
Festival de Literatura Infantil e Juvenil indígena – O festival é dedicado à literatura voltada para crianças e jovens com foco na cultura de povos nativos.
Entre os dias 4 e 7 de setembro deste ano, na Aldeia Xandó, em Caraíva, Porto Seguro (BA) acontecerá o Festival Caju de Leitores onde inclui palestras, oficinas, apresentações de autores e ilustradores, sessões de leitura em grupo e atividades interativas para envolver os jovens na apreciação e na criação de literatura. O festival busca promover o amor pela leitura entre os mais jovens e incentivar a produção de literatura direcionada para esse público.
O intuito do Festival é mostrar como a literatura pode ajudar na educação dos jovens, e incentivar e valorizar a cultura das etnias nativas.
Nesta segunda edição o evento contará com a presença do ambientalista Ailton Krenak e do ativista Daniel Manduruku além disso o evento contará ainda com o anfitrião Sairi Pataxó receberá também Awoy Pataxó, Aline Kayapó, Arissana Pataxó, Auritha Tabajara, Janaron Pataxó, Japira Pataxó, Márcia Kambeba e Trudruá Dorrico.
“A oralidade sempre foi a nossa matriz e o livro vem reforçar essa oralidade, não vem substituir.” Trudruá Dorrico é indígena do povo Macuxi, curadora do CAJU, doutora em Teoria da Literatura, poeta, escritora, palestrante e pesquisadora de literatura indígena.
Maiores informações em https://www.cajuleitores.com.br/
Da redação com informações de Debora do Carmo / imagens : Divulgação do evento